<b>O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação</b>

Autores

  • Laércio Ferracioli

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa. Estrutura de conhecimento. Ensino de física. Conhecimento do senso comum.

Resumo

O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laércio Ferracioli

Atualmente é professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo desde 1978 e Coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva desde 1996. Possui doutorado em Educação em Ciências (1994) pela University of London.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-03-24

Como Citar

Ferracioli, L. (2010). &lt;b&gt;O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 1, 106–125. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1191

Edição

Seção

Artigos