<b>A presença da dança nas trajetórias de formação pessoal e profissional</b>

Autores

  • Roberta Santos Azambuja dos Santos Universidade Federal de Pelotas, UFPel
  • Mariângela Rosa Afonso Professora Drªda Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Educação Física ESEF/UFPel

Palavras-chave:

Dança. Formação inicial. Trajetória pessoal e profissional.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender a trajetória pessoal e profissional das professoras de dança do IMBA, Bagé/RS. Trata-se de um estudo de caso, onde foi utilizada análise documental, para avaliação curricular de formação inicial, e entrevista para compreender a trajetória dos sujeitos. Evidenciou-se que a escolha profissional foi influenciada pelas práticas de dança da trajetória pessoal, e que a ação docente é fruto da formação inicial e das aprendizagens anteriores. Embora a graduação em Educação Física tenha possibilitado um maior conhecimento do corpo, as vivências da dança na graduação foram insuficientes para um domínio da prática pedagógica da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Santos Azambuja dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Mestranda da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, na área de concentração Educação Física, Ciências Sociais e Humanas na linha de pesquisa Memória, Cultura e Sociedade. Possui especialização em Metodologia do Ensino da Educação Fìsica e Esporte, pela Portal Faculdades (2010). Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, pela Universidade da Região da Campanha (2007). Tem experiência na área de Educação Física, com educação infantil e também academias, como professora de ginástica e instrutora de musculação.

Downloads

Publicado

13-09-2012

Como Citar

Santos, R. S. A. dos, & Afonso, M. R. (2012). <b>A presença da dança nas trajetórias de formação pessoal e profissional</b>. Revista Didática Sistêmica, 3–12. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2727

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo