APRESENTANDO AMIZADES, EQUILIBRANDO RELAÇÕES

INTERAÇÕES A PARTIR DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

Resumo

As relações sociais são espaços de aprendizado e contribuem com a compreensão e a leitura do mundo, histórica e localmente situadas. Este artigo tem como objetivo discutir as interações que permearam o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de atividades circenses na Educação Física escolar. Utilizou-se da pesquisa-ação, com participação da professora-pesquisadora e de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, composta por 23 crianças de cinco a sete anos. Foram utilizados o diário de campo e o aulário, analisados de acordo com a Análise Temática de Braun e Clarke (2014). O tema “Interações” discutiu as relações verbais, corporais, com materiais, com os instrumentos de pesquisa e com a Educação Física de forma geral por parte das crianças. Conclui-se que desde que o/a professor/a se proponha a desenvolver incentivar as relações, é possível que haja o incentivo para o aprendizado sobre a convivência e as diferenças.

Downloads

Biografia do Autor

Tassiana Jans, Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro

Mestre pela Universidade Estadual do Estado de São Paulo (UNESP) - Rio Claro , graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; Professora da Prefeitura Municipal de Vinhedo. 

 

 

Daniela Bento-Soares, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro

Docente do Departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), câmpus Rio Claro. Docente permanente credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), núcleo Unesp Rio Claro e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DHT), do Instituto de Biociências de Rio Claro/UNESP. Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP), com período de Estágio Sanduíche na Cardiff Metropolitan University. Mestra em Educação Física e graduada em Educação Física (modalidades bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa em Atividades Gímnicas e Rítmicas - AGIR, do Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro.

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Jans, T., & Bento-Soares, D. (2025). APRESENTANDO AMIZADES, EQUILIBRANDO RELAÇÕES: INTERAÇÕES A PARTIR DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 119–136. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17521

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física