APRESENTANDO AMIZADES, EQUILIBRANDO RELAÇÕES
INTERAÇÕES A PARTIR DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
As relações sociais são espaços de aprendizado e contribuem com a compreensão e a leitura do mundo, histórica e localmente situadas. Este artigo tem como objetivo discutir as interações que permearam o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de atividades circenses na Educação Física escolar. Utilizou-se da pesquisa-ação, com participação da professora-pesquisadora e de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, composta por 23 crianças de cinco a sete anos. Foram utilizados o diário de campo e o aulário, analisados de acordo com a Análise Temática de Braun e Clarke (2014). O tema “Interações” discutiu as relações verbais, corporais, com materiais, com os instrumentos de pesquisa e com a Educação Física de forma geral por parte das crianças. Conclui-se que desde que o/a professor/a se proponha a desenvolver incentivar as relações, é possível que haja o incentivo para o aprendizado sobre a convivência e as diferenças.