RECREACIÓN EN AMÉRICA LATINA:

REFLEXIONES DESDE UNA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16763

Resumen

A partir de la literatura científica sobre la recreación en América Latina, este ensayo teórico pretende reflexionar sobre la realidad y la memoria latinoamericana, a través de una comprensión cultural y decolonial de la recreación en este territorio. Para ello se organiza en dos subtemas: Contextualizando América Latina y Recreación en América Latina. Entendemos que el ensayo teórico es una presentación reflexiva, basada en la interpretación de los investigadores, a la luz de la literatura existente sobre el tema. Dado que la recreación reúne particularidades históricas, socioeconómicas, políticas, culturales y étnico-raciales del contexto en el que se produce, abordamos la recreación en América Latina resaltando la justicia social, en un intento de buscar una perspectiva diferente, capaz de exaltar y mantener la memoria. y la lucha del pueblo colonizado. Cuando dirigimos nuestra atención hacia los estudios decoloniales, destacamos la importancia de dar visibilidad al territorio y a las personas que aquí vivieron y habitan, legitimando sus conocimientos y experiencias, especialmente en el ámbito de la recreación y su relevante papel en el proceso de transformación social.

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Biografía del autor/a

Carolina Girola, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Educação Física e graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq)

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP) em 1995. Mestre (2001) e Doutora (2006) em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou Pós-doutorado pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010; e pela University of Technology Sydney (UTS), Austrália, em 2020. Atua como professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Foi professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e na linha de pesquisa Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer, de 2011 a 2021. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde, e Estudos Sociocomportamentais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desde 2016. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Publicado

2024-11-27

Cómo citar

Girola, C., da Cunha, B. F., & Marinho, A. (2024). RECREACIÓN EN AMÉRICA LATINA:: REFLEXIONES DESDE UNA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 225–237. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16763

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade