LAZER NA AMÉRICA LATINA

REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16763

Resumo

Com base na literatura científica sobre o lazer na América Latina, este ensaio teórico tem o objetivo de refletir sobre a realidade e a memória latino-americana, mediante uma compreensão cultural e decolonial do lazer nesse território. Para tanto, está organizado em dois subtópicos: Contextualizando a América Latina e Lazer na América Latina. Entendemos que o ensaio teórico seja uma apresentação reflexiva, a partir da interpretação dos pesquisadores, diante da literatura já existente sobre o tema. Uma vez que o lazer agrega particularidades históricas, socioeconômicas, políticas, culturais e étnico-raciais do contexto em que ocorre, tratamos do lazer na América Latina evidenciando a justiça social, na tentativa de buscar um diferente olhar, capaz de exaltar e manter a memória e a luta do povo colonizado. Ao voltarmos nossa atenção para os estudos decoloniais, enfatizamos a importância de dar visibilidade ao território e aos povos, que aqui viveram e vivem, legitimando seus saberes e experiências, especialmente na área do lazer e seu relevante papel no processo de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Girola, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Educação Física e graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq)

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP) em 1995. Mestre (2001) e Doutora (2006) em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou Pós-doutorado pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010; e pela University of Technology Sydney (UTS), Austrália, em 2020. Atua como professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Foi professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e na linha de pesquisa Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer, de 2011 a 2021. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde, e Estudos Sociocomportamentais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desde 2016. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Girola, C., da Cunha, B. F., & Marinho, A. (2024). LAZER NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 225–237. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16763

Edição

Seção

Dossiê