Integração de projetos numa proposta interdisciplinar a partir do meio ambiente como tema integrador

Aline Pinto Amorim, Daniele Barros Jardim, Rejane Magano Souza

Resumo


O presente texto busca elucidar a experiência da integração de três projetos desenvolvidos no Colégio Estadual Lemos Júnior no ano de 2008, na cidade do Rio Grande/RS. A integração dos diferentes projetos surgiu da necessidade de envolver os alunos em prol do tema – meio ambiente – visando à divulgação da problemática ecológico-sócio-ambiental bem como a sua comunicação no ambiente interno da escola. A metodologia para a integração dos mesmos envolveu atividades de oficinas estéticas como a construção de um conceito de meio ambiente; a problematização acerca dos gastos desnecessários na manutenção da escola; levantamento das necessidades e interesses dos alunos em relação ao ambiente escolar; visita de ambientação estética pelos espaços pedagógicos da escola, sessões de vídeos e a criação de um mural com informações sobre o tema. Tal integração objetivou ministrar uma modalidade de Educação Ambiental a qual possibilitou a reflexão no que tange à concepção integral de homem e meio ambiente enquanto totalidade.

Palavras-chave


Meio Ambiente. Educação Estético-ambiental. Integração de Projetos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br