<b>Educação Ambiental como projeto social nos colégios estaduais João Durval e José Ribeiro na região de Irecê-BA</b>

Autores

  • Carlos Ney Nascimento de Oliveira
  • Fernanda Miranda Campos

Palavras-chave:

Projetos. Gestão social. Meio ambiente.

Resumo

As idéias apresentadas neste trabalho surgiram da necessidade experimentada no cotidiano escolar atuando enquanto docente de geografia na rede pública estadual, no qual foi possível verificar na práxis pedagógica a ausência de ações mais efetivas junto à comunidade estudantil nas questões relacionadas ao meio ambiente e a qualidade de vida da região. Assim, os educadores propuseram-se repensar suas atitudes frente às técnicas e metodologias de contextualização ainda pouco eficientes e promover a construção de ações mais efetivas. Foram desenvolvidos diversos projetos e ações relacionadas ao meio ambiente dentro da “disciplina” Geografia, ministrada pelos autores no ensino médio, na perspectiva da educação ambiental e da transformação do espaço geográfico local. Acreditou-se que os projetos se democraticamente elaborados e postos em prática, podem se tornar instrumentos importantes para a organização da ação cidadã sobre o meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ney Nascimento de Oliveira

Possui Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela UEFS (2009), graduação em Geografia pela UEFS (2003) e especialização em Psicopedagogia (2005).

Mais informações: Currículo Lattes

Fernanda Miranda Campos

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (2005).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

de Oliveira, C. N. N., & Campos, F. M. (2010). &lt;b&gt;Educação Ambiental como projeto social nos colégios estaduais João Durval e José Ribeiro na região de Irecê-BA&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 7, 50–62. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1255

Edição

Seção

Artigos