Estratégias didáticas de escolas de Pernambuco ao participar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Debora Bezerra de Santana, Monica Lopes Folena Araújo, Silvia Bezerra dos Santos

Resumo


Saúde e meio ambiente são temáticas sociais emergenciais e sua abordagem tem sido estimulada nas escolas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas na construção dos trabalhos participantes da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente. Seguindo a metodologia de abordagem qualitativa, elegemos a pesquisa documental como guia para o estudo e seguimos o preceito da análise de conteúdo no que tange à importância de inferir sobre os resultados, que mostraram a predominância de abordagens em aspectos ecológicos influenciadas pela popularidade e alta difusão dos direcionamentos escolhidos. Observou-se ainda o emprego de diversidade de estratégias, que se complementam e se inter-relacionam em busca do processo de ensino interativo e participativo, bem como a dificuldade dos professores em estabelecer a relação existente entre os temas saúde e meio ambiente.

Palavras-chave


Estratégias didáticas; Escolas; Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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