EDUCAÇÃO PARA A TECNOLOGIA

EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA REALIDADE IMATERIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15410

Resumo

No contexto atual, evidenciam-se modos de vida mediados por mídias sociais e tecnologias digitais, ainda que não sejam tão nítidas as formas como se deram as circunstâncias que possibilitaram tais modos. Nesta lógica, observa-se um excesso de informação e, conforme alguns autores, uma escassez de experiência. Este texto tem por objetivo apresentar uma discussão acerca da educação como experiência em relação às mudanças observadas a partir das possibilidades subjetivas que surgem no contexto marcado pela realidade imaterial. Para tanto, parte-se da noção de experiência discutida por Larrosa (2002) em diálogo com autores que refletem as produções e os efeitos gerados em decorrência do contexto digital para discutir o papel de instituições como a escola frente às alterações observadas. A partir da discussão, considera-se que as mudanças observadas parecem exigir a ampliação da noção de experiência, bem como estabelece novos conhecimentos a serem desenvolvidos pelos atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Maria Zilio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestra em Educação pela Unisinos, licenciada em Letras - Português/Espanhol pela Unisinos. É professora em escola especial para surdos.

Pamela Carvalho da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), graduada em Psicologia pela UFCSPA e em Segurança da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atua como psicóloga clínica.

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor e mestre em Educação, licenciado em Ciências Biólogicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

Zilio, V. M., Silva, P. C. da, & Witchs, P. H. (2024). EDUCAÇÃO PARA A TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA REALIDADE IMATERIAL. Revista Didática Sistêmica, 25(2), 51–62. https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15410