INCLUSÃO LINGUÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DE PESSOAS SURDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15411

Resumo

Neste artigo, discute-se estratégias de governamento de pessoas surdas a partir de um processo de inclusão linguística. À luz de Estudos Foucaultianos, Estudos Surdos em Educação e estudos em políticas linguísticas, são discutidos resultados de uma pesquisa que mapeou documentos oficiais em quatro conjuntos de países: 10 países de língua espanhola da América e da Europa; seis países de língua francesa da América e da Europa; oito países de língua inglesa da África, da América, da Europa e da Oceania; e oito países de língua portuguesa da África, da América e da Europa. Observa-se que diferentes países não apresentam políticas de línguas de sinais explícitas, o que não significa que práticas com essas línguas não ocorram em seus territórios. Argumenta-se que, apesar disso, as línguas de sinais ainda dependem de empreendimentos institucionais para que a sua aprendizagem e o seu efetivo uso na sociedade sejam possíveis.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutor e mestre em Educação, licenciado em Ciências Biólogicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Keila Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

Kátia Regina Borges, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e bacharela em Letras-Libras pela Ufes. É professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Vila Velha.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

Witchs, P. H., Teixeira, K. C., & Borges, K. R. (2024). INCLUSÃO LINGUÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DE PESSOAS SURDAS. Revista Didática Sistêmica, 25(2), 26–36. https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15411