AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG: PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE POSSIBILITAM UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ASPECTOS DA DIVERSIDADE PRESENTES NA UNIVERSIDADE

Daniele Barros Jardim, Humberto Calloni

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar e compreender as políticas de Ações Afirmativas principalmente na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a partir de um apanhado de princípios e conceitos internacionais, nacionais e locais que possibilitam a reflexão acerca dos diferentes aspectos da diversidade presentes na Universidade. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico histórico e conceitual da relação destas políticas com a reparação histórica dos indivíduos, que no decorrer dos tempos foram, e ainda são, discriminados, seja racialmente, historicamente ou socialmente. Dessa forma, as Ações Afirmativas desconstroem discursos e acarreta a reinvenção de novas práticas educativas e relações interpessoais na Universidade, mas, por vezes, se torna uma política discriminada por não oportunizarem a reflexão sobre o assunto.

Palavras-chave


Ações Afirmativas. Políticas públicas. Diversidade. Universidade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.11076

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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