<b>Transitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade</b>
Palavras-chave:
Movimentos de contestação. Educação ambiental. Hermenêutica. Pensamento complexo.Resumo
Pretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início de século XXI, instaurado/instaurando por grandiosos e históricos impasses sócio-ambientais, onde de maneira destrutiva tencionam a teia da vida. A emergência da Educação Ambiental “paralela” a outros Movimentos de Contestação também constituídos/constituintes com o propósito de se (re)pensar a problemática sócio-ambiental, podem contribuir para pensarmos em “novas” possibilidades de relações sócio-ambientais? Esta é a questão que orienta esta reflexão! Os Movimentos de Contestação nos quais pretendo transitar emergem principalmente da segunda metade do século XX. Pretendo também transitar por Movimentos que acredito serem muito influentes na constituição do contexto que é questionado por estes Movimentos de Contestação. Tento aqui fazer um exercício interpretativo/compreensivo característico da Hermenêutica Filosófica do pensador alemão Hans-George Gadamer, que é entendida como uma exploração filosófica da linguagem. Outra importante contribuição para esta reflexão está no Movimento do Pensamento Complexo, principalmente no pensamento do sociólogo francês Edgar Morin.Downloads
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Publicado
25-03-2010
Como Citar
Souza, I. V. de, Calloni, H., & Freitas, J. V. de. (2010). <b>Transitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade</b>. Revista Didática Sistêmica, 2, 25–37. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1196
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo