BANZEIROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMAZÔNIA

A CANOA PROEF CHEGA À REGIÃO NORTE

Autores

Resumo

Relato de experiência que objetiva apresentar os banzeiros da Educação Física na Amazônia com a chegada da canoa PROEF na região Norte do país. Fazemos um tributo às raízes originárias e apresentamos a chegada do PROEF no Amazonas. Ressaltamos a importância do saber local a partir dos relatos e produções dos sábios locais (mestrandos/as). Refletimos sobre os desafios e apostamos nas potencialidades de um paradigma emergente e decolonial que vai se materializando numa ciência ancestral. Advogamos por uma Educação Física Amazônida e pela expansão da rede na região a fim de brindarmos as diferentes formas de (re)existências.

Downloads

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018; 2014). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2023). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente (polos UFAM e UFG) do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF); foi coordenador do polo (2022-2023). Foi coordenador do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Atualmente é membro do mesmo Comitê Científico (biênio 2022/2023). Foi contemplado como Pesquisador Produtividade no Edital N 013/2022 - Programa Fapeam Produtividade em CTI, mediante a Decisão N 330/2023 - CD/FAPEAM. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Assuntos Pedagógicos e Interiorização da Educação Física no Amazonas (GEPAPIEFA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação infantil, educação para a saúde.

Lúcio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Oliveira, V. J. M. de, & Ferreira, L. F. (2025). BANZEIROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA AMAZÔNIA: A CANOA PROEF CHEGA À REGIÃO NORTE. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 28–40. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17511

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física