VOLEIBOL LÚDICO
UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre o voleibol lúdico, como uma possibilidade pedagógica de ensino do conteúdo esporte, fomentado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir da abordagem crítico-emancipatória. Esse estudo é qualitativo, de caráter descritivo e do tipo intervenção. Utilizamos como instrumentos de pesquisa o diário de campo, a observação participante e portfólios. Como principais resultados, identificamos que os estudantes gostaram das atividades propostas, se divertiram, que a bola plástica grande tinha facilitado aos menos habilidosos a participarem e que tinham conseguido executar todos os desafios propostos. A partir dos resultados apresentados, consideramos que a experiência foi bastante exitosa e o voleibol lúdico se mostrou uma possibilidade potente para tematização deste conteúdo nas aulas de Educação Física, propiciando a inclusão de todos, enfatizando princípios da ludicidade e da cooperação como elementos articuladores do processo de ensino aprendizagem, além da ressignificação de saberes e fazeres.