VOLEIBOL LÚDICO

UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre o voleibol lúdico, como uma possibilidade pedagógica de ensino do conteúdo esporte, fomentado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir da abordagem crítico-emancipatória. Esse estudo é qualitativo, de caráter descritivo e do tipo intervenção. Utilizamos como instrumentos de pesquisa o diário de campo, a observação participante e portfólios. Como principais resultados, identificamos que os estudantes gostaram das atividades propostas, se divertiram, que a bola plástica grande tinha facilitado aos menos habilidosos a participarem e que tinham conseguido executar todos os desafios propostos. A partir dos resultados apresentados, consideramos que a experiência foi bastante exitosa e o voleibol lúdico se mostrou uma possibilidade potente para tematização deste conteúdo nas aulas de Educação Física, propiciando a inclusão de todos, enfatizando princípios da ludicidade e da cooperação como elementos articuladores do processo de ensino aprendizagem, além da ressignificação de saberes e fazeres.

Downloads

Biografia do Autor

João Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Especialista em Ensino de Educação Física pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (ProEF) - Polo UFRN. Professor de Educação Física do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) - Campus Natal Central.

Mackson Luiz Fernandes da Costa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Educação Física pela UFRN e licenciado em Educação Física pela UFRN. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Educação Física. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Sempre em Movimento (GEPSM/UFF) Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), núcleo da UFRN. Tem experiência na área da Educação Física escolar, atuando com os temas: didática, sistematização do conteúdo, inclusão e corpo.

Aguinaldo César Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995); Graduação em Filosofia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação em Educação Física (GEPEFEF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-UNESP). Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física, e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN). Experiência na área de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente com temas relacionados ao "Brincar e Se-movimentar", Filosofia do Movimento Humano, Educação Física Escolar e Formação continuada de professores (as) de Educação Física.

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Dias e Silva Araújo, J. M., Fernandes da Costa, M. L., & César Surdi, A. (2025). VOLEIBOL LÚDICO: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 214–226. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17224

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física