<b>Interdisciplinaridade: a pesquisa como eixo de formação/profissionalização na saúde/enfermagem</b>

Autores

  • Silvana Sidney Costa Santos
  • Valéria Lerch Lunardi
  • Alacoque Lorenzini Erdmann
  • Humberto Calloni

Palavras-chave:

Educação em enfermagem. Saúde. Pesquisa interdisciplinar. Formação.

Resumo

Nesse artigo teórico objetivou-se refletir acerca da interdisciplinaridade, abordando-se, inicialmente, os conceitos dos temas disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; a seguir, enfocou-se a realização da interdisciplinaridade na pesquisa, como espaço privilegiado para contribuir na formação/profissionalização dos integrantes da saúde/enfermagem. Percebeu-se que a interdisciplinaridade pode ser uma possível saída para dar-se conta do objeto de trabalho da saúde/enfermagem, não só por sua inclusão nas ciências sociais, mas pela possibilidade de cuidar dos seres humanos saudáveis ou doentes, de forma individual ou coletiva e em todas as fases do processo de viver e morrer humano. Isso pode ser mais bem vivenciado na pesquisa, como meio de exercício para a formação e futura profissionalização na área da saúde/enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Sidney Costa Santos

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2003) Professor Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande , Brasil

Mais informações: Currículo Lattes

Valéria Lerch Lunardi

Possui graduação em Enfermagem pela UFRGS (1976), mestrado em Educação pela UFRGS (1994) e doutorado em Enfermagem pela UFSC (1997).

Mais informações: Currículo Lattes

Alacoque Lorenzini Erdmann

Graduada em Enfermagem (1971) e em Desenho e Plástica, pela UFSM (1975); Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Administração Hospitalar; Mestre em Ciências da Enfermagem (1978) e Doutora em Filosofia da Enfermagem (1995), pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Humberto Calloni

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Pedagogia (UFRGS-1987), mestrado em Educação (UFRGS-1990) e doutorado em Educação (UFRGS-2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-03-29

Como Citar

Santos, S. S. C., Lunardi, V. L., Erdmann, A. L., & Calloni, H. (2010). &lt;b&gt;Interdisciplinaridade: a pesquisa como eixo de formação/profissionalização na saúde/enfermagem&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 5, 13–22. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1230

Edição

Seção

Artigos