Interdisciplinaridade: a pesquisa como eixo de formação/profissionalização na saúde/enfermagem

Silvana Sidney Costa Santos, Valéria Lerch Lunardi, Alacoque Lorenzini Erdmann, Humberto Calloni

Resumo


Nesse artigo teórico objetivou-se refletir acerca da interdisciplinaridade, abordando-se, inicialmente, os conceitos dos temas disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; a seguir, enfocou-se a realização da interdisciplinaridade na pesquisa, como espaço privilegiado para contribuir na formação/profissionalização dos integrantes da saúde/enfermagem. Percebeu-se que a interdisciplinaridade pode ser uma possível saída para dar-se conta do objeto de trabalho da saúde/enfermagem, não só por sua inclusão nas ciências sociais, mas pela possibilidade de cuidar dos seres humanos saudáveis ou doentes, de forma individual ou coletiva e em todas as fases do processo de viver e morrer humano. Isso pode ser mais bem vivenciado na pesquisa, como meio de exercício para a formação e futura profissionalização na área da saúde/enfermagem.

Palavras-chave


Educação em enfermagem. Saúde. Pesquisa interdisciplinar. Formação.

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br