LAZER HOSPITALAR

A RELEVÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16907

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), na área de concentração: Educação na Amazônia, na linha de pesquisa: Formação de Educador, Práxis Pedagógica e Curriculum na Amazônia. Tem por objetivo apresentar discussões acerca da relevância do lazer hospitalar no processo de recuperação da criança da/na Amazônia Tocantinense. Para abarcar o objetivo proposto, teve-se como questionamento: Quais as contribuições do lazer na recuperação das crianças hospitalizadas da/na Amazônia Tocantinense? É uma pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico. Ressalta-se com base na literatura consultada, e na análise realizada em documentos oficiais que o lazer e recreação no processo de recuperação das crianças hospitalizadas desempenha um papel muito importante na recuperação das mesmas, pois envolve a educação formal com jogos e brincadeiras, e o lúdico tem a função de estimular a criatividade dessas crianças, por meio de atividades de caráter espontâneo e prazeroso amenizando as ressonâncias da doença, tornando-se um elemento privilegiado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins

 Pós Doutor em Políticas Públicas (UMC) e em Educação (UFT). Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Mestre em Educação Física (UFPel). Especialista em Psicologia de grupos e desenvolvimento de equipes (IECC). Tratamento dos Transtornos de Ansiedade e Síndrome do Pânico (IEEC) Neurociências Cognitivas e Processos Psicológicos (IECC). MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (UNINTER). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia. Coordenador e Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia. Bolsista em Produtividade e Pesquisa (FAPT). 

Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação (UFT). Graduada em Pedagogia e Educação Física (UFT- Câmpus de Miracema), especialista em Gestão Pública e Sociedade e Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (UFT-Câmpus Palmas). Têm experiência em formação docente, estudo das infâncias e lazer. Foi professora da rede básica de educação em Miracema do Tocantins.

Ana Paula Machado Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação (UFT). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Especialista em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Mestra em Ensino em Ciências e Saúde - PPGECS, UFT (2021). Atualmente atua como Responsável técnica por cursos da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde e atua como Professora do Centro Universitário ITOP (UNITOP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em processos educacionais na saúd

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Abrão, R. K., Quixabeira, A. P. da S., & Silva, A. P. M. (2024). LAZER HOSPITALAR: A RELEVÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 99–114. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16907

Edição

Seção

Dossiê