LAZER HOSPITALAR
A RELEVÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16907Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), na área de concentração: Educação na Amazônia, na linha de pesquisa: Formação de Educador, Práxis Pedagógica e Curriculum na Amazônia. Tem por objetivo apresentar discussões acerca da relevância do lazer hospitalar no processo de recuperação da criança da/na Amazônia Tocantinense. Para abarcar o objetivo proposto, teve-se como questionamento: Quais as contribuições do lazer na recuperação das crianças hospitalizadas da/na Amazônia Tocantinense? É uma pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico. Ressalta-se com base na literatura consultada, e na análise realizada em documentos oficiais que o lazer e recreação no processo de recuperação das crianças hospitalizadas desempenha um papel muito importante na recuperação das mesmas, pois envolve a educação formal com jogos e brincadeiras, e o lúdico tem a função de estimular a criatividade dessas crianças, por meio de atividades de caráter espontâneo e prazeroso amenizando as ressonâncias da doença, tornando-se um elemento privilegiado.