LAZER HOSPITALAR

A RELEVÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16907

Resumen

Este artículo forma parte de una investigación en curso del Programa de Postgrado en Educación en la Amazonia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), en el área de concentración: Educación en la Amazonía, en la línea de investigación: Formación de Educadores, Praxis Pedagogía y Currículo en la Amazonía. Tiene como objetivo presentar discusiones sobre la relevancia del ocio hospitalario en el proceso de recuperación de niños de/en la Amazonia de Tocantins. Para abarcar el objetivo propuesto, se planteó la siguiente pregunta: Cuáles son las contribuciones del ocio en la recuperación de niños hospitalizados en/en la Amazonia de Tocantins? Se trata de una investigación cualitativa y estudio bibliográfico. Se destaca con base en la literatura consultada, y el análisis realizado en documentos oficiales, que el ocio y la recreación en el proceso de recuperación de los niños hospitalizados juega un papel muy importante en su recuperación, ya que involucra la educación formal con juegos y juegos, y la lúdica. tiene la función de estimular la creatividad de estos niños, a través de actividades espontáneas y placenteras, mitigando las resonancias de la enfermedad, convirtiéndose en un elemento privilegiado.

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Biografía del autor/a

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins

 Pós Doutor em Políticas Públicas (UMC) e em Educação (UFT). Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Mestre em Educação Física (UFPel). Especialista em Psicologia de grupos e desenvolvimento de equipes (IECC). Tratamento dos Transtornos de Ansiedade e Síndrome do Pânico (IEEC) Neurociências Cognitivas e Processos Psicológicos (IECC). MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (UNINTER). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia. Coordenador e Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia. Bolsista em Produtividade e Pesquisa (FAPT). 

Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação (UFT). Graduada em Pedagogia e Educação Física (UFT- Câmpus de Miracema), especialista em Gestão Pública e Sociedade e Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (UFT-Câmpus Palmas). Têm experiência em formação docente, estudo das infâncias e lazer. Foi professora da rede básica de educação em Miracema do Tocantins.

Ana Paula Machado Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação (UFT). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Especialista em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Mestra em Ensino em Ciências e Saúde - PPGECS, UFT (2021). Atualmente atua como Responsável técnica por cursos da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde e atua como Professora do Centro Universitário ITOP (UNITOP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em processos educacionais na saúd

Publicado

2024-11-27

Cómo citar

Abrão, R. K., Quixabeira, A. P. da S., & Silva, A. P. M. (2024). LAZER HOSPITALAR: A RELEVÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 99–114. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16907

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade