CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO LAZER PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) – AGENDA 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16856

Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) procuram abarcar as demandas ao desenvolvimento global, buscando oferecer melhorias nas condições da vida no planeta. Assim, este estudo objetivou apontar as possíveis contribuições de estudos envolvendo as atividades do campo do lazer, para a consecução e alcance dos ODS. Este estudo possui uma natureza qualitativa, do tipo revisão integrativa. Foi realizada uma incursão na produção bibliográfica expressa em periódicos nacionais e internacionais, via Google Acadêmico. Fez parte da pesquisa uma amostra intencional, composta por estudos que focalizassem algumas das atividades relacionadas aos sete conteúdos culturais do lazer e suas relações com os ODS. Foram encontrados artigos que traçaram relação dos estudos do lazer com os ODS. Os resultados deste artigo convocam a comunidade acadêmica para novos olhares sobre a temática, com intuito de se oferecer estratégias eficientes, capazes de agregar elementos à consecução dos ODS previstos na Agenda 2030 pelas práticas no lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubian Diego Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - UFJF-GV

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Lazer, Aventura e Sustentabilidade (GEPELAVS-UFJF-GV). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (2019 e 2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (CEFID/UDESC). Seus interesses em pesquisa são em temas que abordam a atividade física e saúde, qualidade de vida, lazer e recreação, saúde do trabalhador, voleibol, aprendizagem, atividades de aventura na natureza e desenvolvimento motor.

Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física FAEFI-UFU (2008) e Doutorado em Ciências da Motricidade na Área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana, da UNESP Campus Rio Claro (2013). Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP Campus Rio Claro (2013/2014) e na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP Leste) (2021). É líder do GERE - Grupo de pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde. Vice-líder do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências do Lazer e do GIEL- Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Tutora da Empresa Júnior Husport. Faz parte do Comitê Científico do GTT Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Ex-Presidente da ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte (2021-2023) e atual Diretora de Relações Institucionais da Abragesp. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Interfaces do Lazer.

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer - UFU/MG

Doutora em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP, desenvolvida a tese: PILAC - Programa de Intervenções Lúdicas no Âmbito Corporativo. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP, desenvolvida a dissertação: Base de dados online na disseminação do lazer de idosos. Especialista em Fisiologia do Exercício, Musculação e Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos. Graduada em Educação Física - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA). Pesquisadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU, Uberlândia/MG e do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER. Foi professora das Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA)/ Fundação Educacional de Andradina(FEA), das Faculdades Integradas de Santa Fé do SUL (FISA)/ Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul-SP (FUNEC) e da Faculdade de Americana (FAM), na qual ministrou as disciplinas de Medidas e Avaliação, Cineantropometria, Teoria e Prática da Musculação, Ginástica de Academia, Projetos e Práticas com Ênfase no Esporte, Práticas de Lazer e Recreação, Políticas Públicas do Esporte e do Lazer e Estudos do Lazer. Realizou estágio de docência no Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro-SP, nas disciplinas Jogos e Brincadeiras e Fundamentos do Lazer. Foi professora da Pós-Graduação (FMU), no Curso de Recreação e Lazer, na qual ministrou as disciplinas de Recreação para jovens e adultos, Recreação para idosos, Lazer na terceira idade, Empresas e Espaços Corporativos e Jogos e brincadeiras contemporâneas. Foi professora da Pós-Graduação do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no Curso de Jogos e Gamificação na Educação, na qual ministrou a disciplina Gamificação Analógica. Atualmente está associada à ANPEL - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer e à ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte. Experiência nos campos do Lazer, Gestão do lazer, Recreação, Jogos e brincadeiras, Envelhecimento e Treinamento lúdico corporativo.

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual de Paulista - UNESP (Rio Claro)

Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (IPUSP, 1997) e Livre Docência em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (UQTR, 2011). Estágio Pós-Doutoral Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (UoB, 2013), Estágio Pós-Doutoral Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (FMH-UL, 2016). Professora Adjunto aposentada na UNESP. Orientou nos PPG em Ciências da Motricidade e em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Temas de interesse: Psicologia do lazer, Atividades de aventura, Lazer virtual, Gamificação e Educação Física, Atitude e conduta lúdicas, Marketing Experiencial, Ética e saúde, Gestão da informação sobre lazer, Criatividade e Audiovisualidades na dança. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer (DEF/IB/UNESP-Rio Claro/GERE-UFU), Membro do CEDD-NF - Centro de Estudos de Desenvolvimento do Desporto Noronha Feio, na FMH - Universidade de Lisboa, Membro do CORLILAZ - Grupo de Estudo e Pesquisa Corpo, Linguagem e Lazer- UFPR.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Andrade, R. D., Tavares, G. H., Teodoro, A. P. E. G., & Schwartz, G. M. (2024). CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO LAZER PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) – AGENDA 2030. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 192–210. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16856

Edição

Seção

Dossiê