A Educação Ambiental na educação de jovens e adultos

Maria Lúcia Bertolino

Resumo


Esse trabalho verificou qual o conhecimento ambiental trazido para a escola por alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos e de que modo ele reflete as tendências da Educação Ambiental como Tema Transversal nesta modalidade de ensino. Para tanto, identificou, em dez alunos do quarto termo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no ensino fundamental em uma escola estadual no Vale do Paraíba Paulista, dados demográficos, conhecimentos ambientais e comportamentos pró-ambientais fora da escola. Os dados, obtidos por questionário, foram analisados com base nas indicações da literatura, sobre Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. A faixa etária, entre 21 e 40 anos, e o trabalho como motivo para abandonar a escola, na idade regular do ensino fundamental, alinham-se aos padrões nacionais. O conhecimento ambiental mostra o entendimento da interação entre os diversos elementos do Meio Ambiente e do papel do homem na criação e na solução dos problemas ambientais. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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