<b> A leitura na adolescência: um estudo em escolas públicas e particulares de ensino médio </b>

Autores

  • Cintia Kath Blank
  • Renata Braz Gonçalves

Palavras-chave:

Leitura. Adolescência. Rede pública de ensino. Rede particular de ensino.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os hábitos de leitura dos adolescentes que frequentam o ensino médio na cidade do Rio Grande-RS. Assim, foi aplicado um questionário que indagou a frequência de leitura dos jovens, o que pensam acerca da leitura e como ocorre o contato com documentos escritos. A aplicação do questionário realizou-se em três escolas públicas e em três escolas particulares de ensino médio, totalizando 430 jovens. Constatou-se que os adolescentes possuem hábitos de leitura e que o tipo de escola não se mostrou como fator decisivo para as práticas de leitura dos adolescentes pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank

Atualmente é estagiária da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, letramento, educação, adolescência e bibliotecas públicas e escolares

Renata Braz Gonçalves

Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Doutora em Educação também pela UFPel (2010). Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, especificamente em Biblioteconomia, tendo atuado em Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar, Biblioteca Universitária e Especializada. Pesquisa História do Livro, da Leitura e de Leitores.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Blank, C. K., & Gonçalves, R. B. (2011). &lt;b&gt; A leitura na adolescência: um estudo em escolas públicas e particulares de ensino médio &lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 3–13. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1763

Edição

Seção

Artigos