INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS
UMA APLICAÇÃO NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.11390Palavras-chave:
Ensino médio, indicações circunstanciais, discurso, educação científica.Resumo
Os signos do tipo indicações circunstanciais ocorrem de maneira indireta durante a comunicação do professor, de modo a constituírem um tipo de signo colateral de auxílio ao significado das mensagens dos sinais efetuados por ele. Enquanto os sinais são signos comunicados explicitamente compondo o eixo principal do discurso, as indicações circunstanciais são transmitidas de forma tergiversada com a finalidade de refinar a compreensão das mensagens, tornando a aprendizagem mais significativa. O presente trabalho investiga a aplicação de uma instrução por indicações circunstanciais durante o estudo do consumo de energia elétrica de chuveiros em alunos do nível médio de ensino de uma escola da rede pública. Os resultados do episódio analisado indicam uma proposta de ensino e aprendizagem de interesse ao educador científico que leva em conta o modelo instrucional construtivista.Downloads
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Publicado
31-08-2022
Como Citar
SILVA, O. H. M., & LABURU, C. E. (2022). INSTRUÇÃO POR INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO. Revista Didática Sistêmica, 24(1), 180–191. https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.11390
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo