PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Julio Cesar de Lucca Junior Prefeitura Municipal de São Carlos/SP
  • Glauco Nunes Souto Ramos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12849

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre o ensino deste componente curricular na educação infantil da rede municipal de ensino de São Carlos/SP. A pesquisa qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta de informações, questionário e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física que ministravam aulas na educação infantil na rede pública em questão. Os dados foram analisados qualitativamente e através deles observamos que a Educação Física na educação infantil no município pesquisado apresenta distintos modos de ensinar e que, apesar de os professores assinalarem o preparo para a docência, percebemos por parte de alguns deles a falta de clareza ao distinguir e conceituar elementos essenciais para esse exercício. Destacamos a relevância de estudos desta natureza em prol de melhor circunscrever e potencializar as características do ensino da Educação Física na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar de Lucca Junior, Prefeitura Municipal de São Carlos/SP

Professor da rede pública de ensino do munícipio de São Carlos/SP. Professor do Ensino Médio do Senac São Carlos/SP. Mestrado profissional em Educação Física escolar pela UFSCAR.

Glauco Nunes Souto Ramos, UFSCAR

Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF/UFSCar).

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Cesar de Lucca Junior, J., & Nunes Souto Ramos, G. (2022). PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 109–122. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12849