EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA

a aula como espaço de reconhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14440

Resumo

Neste texto discutimos como professores críticos materializam a prática educativa da Educação Física Escolar Crítica. Para isso, utilizamos narrativas da experiência docente compartilhada na escola que integram uma tese de doutorado elaborada nos anos de 2015 até 2019. Nesse caso, uma autoetnografia crítica realizada na escola pública municipal onde um de nós – autores deste texto – leciona a Educação Física Escolar. Por meio da discussão, localizamos a dialogicidade e a implicação como conceitos que embasam a prática educativa de professores críticos, uma vez que contemplam - e exigem - leituras de mundo e o compromisso com a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Oliveira Rocha, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, Brasil

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Professor de Graduação em Educação Física da Universidade do Vale do Taquari e professor de Educação Física na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS. 

Luciana de Oliveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), especialização em Educação Física Escolar pelo Instituto Porto Alegre (2002) e mestrado em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS (2017). É integrante do grupo Didática e Metodologia da Educação Física DIMEEF/UFRGS e atua como professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Márcio Cardoso Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS); integrante do grupo de pesquisa Didática e Metodologia da Educação Física DIMEEF/UFRGS; professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Rocha, L. O., Nunes, L. de O., & Coelho, M. C. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CRÍTICA: a aula como espaço de reconhecimento. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 26–37. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14440