TECNOLOGIAS DIGITAIS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Diego Augusto Seibel Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Silvane Fensterseifer Isse Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.7222

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, tecnologias digitais, pesquisa-ação

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas mediadoras de aprendizagens em aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com alunos do 9º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental. Foram realizados seis encontros para intervenção durante as aulas de Educação Física da turma investigada. As tecnologias digitais utilizadas foram videogame, TV e celulares. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o uso das TDIC possibilitou um grande envolvimento da turma durante as intervenções; ampliou o trabalho coletivo, gerando mais interação entre os alunos, bem como, deixou as práticas corporais mais atrativas, o que resultou em mais motivação e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Augusto Seibel, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Licenciado em Educação Física - UNIVATES

Silvane Fensterseifer Isse, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais - UNIVATES.

Downloads

Publicado

2017-09-24

Como Citar

Seibel, D. A., & Fensterseifer Isse, S. (2017). TECNOLOGIAS DIGITAIS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Didática Sistêmica, 19(1), 68–82. https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.7222

Edição

Seção

Artigos