TECNOLOGIAS DIGITAIS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Diego Augusto Seibel, Silvane Fensterseifer Isse

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas mediadoras de aprendizagens em aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com alunos do 9º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental. Foram realizados seis encontros para intervenção durante as aulas de Educação Física da turma investigada. As tecnologias digitais utilizadas foram videogame, TV e celulares. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o uso das TDIC possibilitou um grande envolvimento da turma durante as intervenções; ampliou o trabalho coletivo, gerando mais interação entre os alunos, bem como, deixou as práticas corporais mais atrativas, o que resultou em mais motivação e aprendizagem.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; tecnologias digitais; pesquisa-ação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v19i1.7222

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br