A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOCIAL: PROPOSIÇÃO E MATERIALIZAÇÃO

Cyro Souza Alfarth, Thaiane Bonaldo do Nascimento, Felipe Barroso de Castro, Elizara Carolina Marin

Resumo


Esse estudo objetivou investigar a Educação Física escolar como campo de aprendizagem social. Para sua consecução identificamos como necessário compreender a função social da Educação Física, tendo como esteio a categoria aprendizagem social discutida na obra de Bracht (1992). Buscamos compreender o que um professor de Educação Física em específico pensa e propõe em torno da aprendizagem social no contexto de sua prática pedagógica. Para tal, realizamos uma entrevista em profundidade. Constatamos a dificuldade de transformação do processo educativo devido ao contexto de precarização do trabalho e as próprias normas impostas pela organização escolar. Contudo, o professor procura levar a cultura local dos estudantes para dentro do espaço escolar, efetuando debates e reflexões. Para além, não negligencia o trabalho com os esportes hegemônicos, mas elabora uma problematização sobre estes, buscando colaborar para a formação de cidadãos críticos.

Palavras-chave


Educação Física; Aprendizagem social; Escola.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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