A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOCIAL: PROPOSIÇÃO E MATERIALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Educação Física, Aprendizagem social, Escola.Resumo
Esse estudo objetivou investigar a Educação Física escolar como campo de aprendizagem social. Para sua consecução identificamos como necessário compreender a função social da Educação Física, tendo como esteio a categoria aprendizagem social discutida na obra de Bracht (1992). Buscamos compreender o que um professor de Educação Física em específico pensa e propõe em torno da aprendizagem social no contexto de sua prática pedagógica. Para tal, realizamos uma entrevista em profundidade. Constatamos a dificuldade de transformação do processo educativo devido ao contexto de precarização do trabalho e as próprias normas impostas pela organização escolar. Contudo, o professor procura levar a cultura local dos estudantes para dentro do espaço escolar, efetuando debates e reflexões. Para além, não negligencia o trabalho com os esportes hegemônicos, mas elabora uma problematização sobre estes, buscando colaborar para a formação de cidadãos críticos.Downloads
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Publicado
30-10-2019
Como Citar
Alfarth, C. S., Nascimento, T. B. do, Castro, F. B. de, & Marin, E. C. (2019). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM SOCIAL: PROPOSIÇÃO E MATERIALIZAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 131–143. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8329
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo