A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida

Cintia Kath Blank, André Luiz Gonçalves

Resumo


Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa.

Palavras-chave


Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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