A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11692

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diulye dos Santos Miguel, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pedagoga

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pedagoga e Doutora em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Miguel, D. dos S., & Esperança, J. A. (2021). A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 86–102. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11692