ESTUDO DE CASO: VIVÊNCIA DAS LUTAS NA ESCOLA A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Gustavo Deuschle Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Mateus Henrique Ramos Machado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • André Moreira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14956

Resumo

As modalidades de lutas são conteúdo da cultura corporal de movimento, devendo ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física escolar. Contudo, é compreensível a dificuldade que possuem professores em desenvolver lutas na escola. Objetivou-se (neste trabalho) instrumentalizar discentes de Educação Física – Licenciatura e docentes da escola. Trata-se de um estudo de caso que se pautou em evidenciar as dificuldades dos professores, desenvolver um livro didático sobre lutas nas aulas de Educação Física e aplicá-lo. Constatou-se: formação superior incipiente, falta de infraestrutura e desinteresse dos alunos quanto ao conteúdo. Após aplicação dos livros didáticos, comprovou-se aproximação e interesse e os professores revelaram maior segurança para a prática docente com o conteúdo Lutas. Conclui-se que, a partir da instrumentalização com participação teórico-prática dos docentes e
discentes, a formação profissional e a prática nas instituições de ensino tornam-se mais seguras e, por consequência, de maior prazer e aproveitamento para toda a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Gustavo Deuschle, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduando Licenciatura em Educação Física–UFSM.

Mateus Henrique Ramos Machado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduando Licenciatura em Educação Física–UFSM.

André Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando em Educação Física–UFSM.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

Deuschle, G., Henrique Ramos Machado, M., & Moreira de Oliveira, A. (2024). ESTUDO DE CASO: VIVÊNCIA DAS LUTAS NA ESCOLA A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Didática Sistêmica, 25(1), 68–78. https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14956