A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11692Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino por computador. Cultura digital. Planejamento didático-pedagógico.Resumo
Este artigo apresenta reflexões construídas na trajetória de uma pesquisa interessada em compreender a abordagem pedagógica do computador por professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de duas escolas da rede pública do município de Rio Grande/RS. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir da aplicação de questionário. Com base nas recorrências identificadas nas respostas das professoras, concluiu-se que as situações de ensino planejadas por essas profissionais contemplam um repertório bastante limitado de abordagens pedagógicas. Esse aspecto assume relação com outros dois eixos de análise, os quais explicitam condições indispensáveis para a inserção crítica das professoras e das crianças na cultura digital: a falta de formações específicas sobre as mídias, com foco no planejamento e na prática cotidiana em sala de aula, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, aquisição e atualização de equipamentos.Downloads
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Publicado
11-06-2021
Como Citar
Miguel, D. dos S., & Esperança, J. A. (2021). A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO COMPUTADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 86–102. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11692
Edição
Seção
Dossiê