MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Autores

  • DAYANE FREITAS DE LOURDES Universidade Federal de Mato Grosso
  • MARLENE GONÇALVES GONÇALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.8128

Palavras-chave:

Palavras chaves, memórias, professores, política.

Resumo

RESUMO O presente artigo “Memórias de professores: por uma participação no exercício da democracia” emergiu nas reflexões e estudos do projeto “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso”. O Objetivo do referido artigo é refletir sobre a participação de onze docentes às candidaturas e eleições ao cargo de vereador para o município de Pontes e Lacerda-MT, o recorte foi dentre os anos de 1990 a 2015. Norteamos a pesquisa pelas indagações: Quais as intenções dos professores para o ingresso na política partidária? Quais os desafios enfrentaram? Qual a aproximação de ser político e ocupar a posição de professor?A metodologia aplicada foi a história oral. Enquanto resultados notamos uma denúncia, em que as experiências na política partidária configuraram-se dentro de uma trama pelo poderem que relataram suas intenções, as contradições e as decepções instauradas no percurso das campanhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DAYANE FREITAS DE LOURDES, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, membro do Grupo de Pesquisa da UFMT “Gênero, vida e ação: Memórias de docentes que atuaram nas esferas federal, estadual e municipal em Mato Grosso” coordenado pela professora Doutora Marlene Gonçalves.

MARLENE GONÇALVES GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora Doutora da Universidade Federal de Mato Grosso e orientadora no Programa de Pós-graduação/PPGE/UFMT, faz parte da linha de pesquisa Formação de Professores e do subgrupo de pesquisa: Docência e memória social, ação política de sujeitos envolvidos na docência e no exercício de cargos políticos eletivos.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

LOURDES, D. F. D., & GONÇALVES, M. G. (2018). MEMÓRIAS DE PROFESSORES: POR UMA PARTICIPAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA. Revista Didática Sistêmica, 20(1), 64–77. https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.8128

Edição

Seção

Artigos