O magistério e a tradição de família: história de professores de classes multisseriadas - Novo Hamburgo/RS (1940-2009)

JOSÉ EDIMAR SOUZA

Resumo


Estudo trata da história do ensino rural entre 1940 a 2009, a partir da memória de dez professores que atuaram em classes multisseriadas no município de Novo Hamburgo. Memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social” e permitiram compreender o processo de constituição e opção pelo Magistério. Utiliza a metodologia da História Oral e entrevistas semi-estruturadas, além da análise documental. A análise, no contexto da História Cultural enfatiza as dimensões das memórias e sua relação com a representação docente como prática cultural e influência da concepção “vocacional” de uma época. Apesar da tradição docente, destaca-se a representação docente como “sacerdócio”.

Palavras-chave


Profissão docente. História de professores. Classes Multisseriadas. Representação docente.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ