<b>O magistério e a tradição de família: história de professores de classes multisseriadas - Novo Hamburgo/RS (1940-2009)<b/>
Palavras-chave:
Profissão docente. História de professores. Classes Multisseriadas. Representação docente.Resumo
Estudo trata da história do ensino rural entre 1940 a 2009, a partir da memória de dez professores que atuaram em classes multisseriadas no município de Novo Hamburgo. Memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social” e permitiram compreender o processo de constituição e opção pelo Magistério. Utiliza a metodologia da História Oral e entrevistas semi-estruturadas, além da análise documental. A análise, no contexto da História Cultural enfatiza as dimensões das memórias e sua relação com a representação docente como prática cultural e influência da concepção “vocacional” de uma época. Apesar da tradição docente, destaca-se a representação docente como “sacerdócio”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-09-2012
Como Citar
SOUZA, J. E. (2012). <b>O magistério e a tradição de família: história de professores de classes multisseriadas - Novo Hamburgo/RS (1940-2009)<b/>. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 54–69. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2537
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo