Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física

Jéssica Serafim Frasson, Camila Rosa Medeiros, Eduardo Batista Von Borowski, Victor Julierme Santos Conceição

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.

Palavras-chave


Acolhimento Institucional; Socialização Docente; Professor de Educação Física Iniciante

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ