O processo de identização docente de professores de Educação Física no início da carreira: uma revisão sistemática acerca do processo de tornar-se professor

Autores

  • Camila Rosa Medeiros UFRGS
  • Jéssica Serafim Frasson UFRGS
  • Marília Souza Fratoni UNESC
  • Eduardo Batista VonBorowski UNESC
  • Victor Julierme Santos Conceição UFRGS

Palavras-chave:

Professor iniciante de Educação Física, Identização, Socialização

Resumo

Este texto se apoia no processo de compreensão sobre o tema identidade docente e professor iniciante. Elementos que fazem parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em educação física, cujo ponto central está aproximado a socialização docente como construção do processo de tornar-se professor. Os estudos corroboram com a ideia de multiplicidade identitária assim como o seu caráter flexível. Fica claro que as relações estabelecidas ao longo da trajetória do sujeito, e as relações estabelecidas no contexto escolar, deixam marcas na constituição e ressignificação da identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rosa Medeiros, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Jéssica Serafim Frasson, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista em Educação Física Escolar com Ênfase em Psicomotricidade e Jogos cooperativos (CENSUPEG). Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Marília Souza Fratoni, UNESC

Acadêmica da 7ª fase do Curso de Educação Física – Licencitura da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Eduardo Batista VonBorowski, UNESC

Professor Mestre pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Líder do grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em Educação Física (GPOM)

Victor Julierme Santos Conceição, UFRGS

Professor Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em Educação Física (GPOM).

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Medeiros, C. R., Frasson, J. S., Fratoni, M. S., VonBorowski, E. B., & Conceição, V. J. S. (2015). O processo de identização docente de professores de Educação Física no início da carreira: uma revisão sistemática acerca do processo de tornar-se professor. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 275–286. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5226

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola