O processo de identização docente de professores de Educação Física no início da carreira: uma revisão sistemática acerca do processo de tornar-se professor

Camila Rosa Medeiros, Jéssica Serafim Frasson, Marília Souza Fratoni, Eduardo Batista VonBorowski, Victor Julierme Santos Conceição

Resumo


Este texto se apoia no processo de compreensão sobre o tema identidade docente e professor iniciante. Elementos que fazem parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em educação física, cujo ponto central está aproximado a socialização docente como construção do processo de tornar-se professor. Os estudos corroboram com a ideia de multiplicidade identitária assim como o seu caráter flexível. Fica claro que as relações estabelecidas ao longo da trajetória do sujeito, e as relações estabelecidas no contexto escolar, deixam marcas na constituição e ressignificação da identidade docente.

Palavras-chave


Professor iniciante de Educação Física; Identização; Socialização

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br