A história da educação na cidade de Rio Grande/RS:um contexto da história da educação dos trabalhadores na primeira república

Autores

  • Francisco Furtado Gomes Riet Vargas Professor de História da Esc. Est. de Ens. Fund. Cel. Juvêncio Lemos (Seduc/RS). Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - CEIHE-FaE/UFPel.
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Professora Adjunta no Instituto de Educaçãoda FURG. Pesquisadora vinculado ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - CEIHE-FaE/UFPel e ao Grupo de Estudos e Pesquisa Estágio e Formação de Professores GEPEFOP/UFPel.
  • Elomar Antônio Callegaro Tambara Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel.

Palavras-chave:

História da Educação. Operariado. Educação Operária. Rio Grande

Resumo

A partir da constatação de poucos estudos acerca da História da Educação em Rio Grande/RS, este texto enseja dar visibilidade a um contexto da História da Educação dos Trabalhadores nesta cidade durante o período conhecido na História do Brasil como Primeira República. Para tanto, buscamos aportes na literatura existente sobre o referido período histórico falando sobre Rio Grande, o operariado e a educação. Recorremos também aos Relatórios da Intendência Municipal de Rio Grande e a alguns jornais em circulação nesta cidade na Primeira República, justamente para termos um panorama mais amplo dos intentos para a educação das camadas urbanas subalternas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Professor de História da Esc. Est. de Ens. Fund. Cel. Juvêncio Lemos (Seduc/RS). Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - CEIHE-FaE/UFPel.

Professor de História da Esc. Est. de Ens. Fund. Cel. Juvêncio Lemos (Seduc/RS), bacharel e licenciado em História pela FURG, Mestre em Educação pela UFPel. Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - CEIHE-FaE/UFPel.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Professora Adjunta no Instituto de Educaçãoda FURG. Pesquisadora vinculado ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação - CEIHE-FaE/UFPel e ao Grupo de Estudos e Pesquisa Estágio e Formação de Professores GEPEFOP/UFPel.

Sociologa e licenciada em Ciências Sociais pelo ISP/UFPel. Doutora em Educação pela UFPel.

Elomar Antônio Callegaro Tambara, Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel.

Doutor em Educação; Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel, fazendo parte do Departamente de Fundamentos da Educação e atuando na linha de Filosofia e História da Educação. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE).

Downloads

Publicado

2014-02-21

Como Citar

Vargas, F. F. G. R., Santos, R. de C. G. dos, & Tambara, E. A. C. (2014). A história da educação na cidade de Rio Grande/RS:um contexto da história da educação dos trabalhadores na primeira república. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 21–34. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3451

Edição

Seção

Artigos