O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas

Paulo Evaldo Fensterseifer, Renato Weiler Ristow, Robson Machado Borges

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.

Palavras-chave


Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br