<b>A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares</b>

Autores

  • Everton Bandeira Martins
  • Derocina Alves Campo Sosa

Palavras-chave:

Educação. História. Estágio.

Resumo

A partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. Por tal foi oferecido aos alunos um curso de extensão intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG. Tal atividade garantiu resultados significativos no desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma este artigo pretende relatar como surgiu tal atividade, como foi aplicada e qual a relevância da mesma para a disciplina de história. Desta forma buscando auxiliar futuros acadêmicos na tarefa do estágio de conclusão de curso.

Downloads

Biografia do Autor

Everton Bandeira Martins

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor-tutor da Rede Gaúcha de Educação a Distância.

Mais informações: Currículo Lattes

Derocina Alves Campo Sosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-03-2010

Como Citar

Martins, E. B., & Sosa, D. A. C. (2010). <b>A inserção cidadã no ambiente escolar: o ensino de história pensando práticas interdisciplinares</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 124–133. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1245

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo