A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR E AVALIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17898Resumo
O presente estudo objetiva investigar a construção de representações dos estudantes como promotora da aprendizagem e instrumento de avaliação durante as aulas de ciências, balizando-se numa proposta de estratégia inspirada nas múltiplas representações. A abordagem didática consistiu na construção, revisão e refinamento de representações dos estudantes do 6º ano acerca da estrutura interna do planeta Terra. A análise das produções dos estudantes revelou que a construção de representações auxilia na elaboração de significados e permite acompanhar e avaliar o processo instrucional, pautando-se nos conhecimentos prévios e mediá-los para superar equívocos.
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Publicado
27-11-2024
Como Citar
Pereira Ansanelo, A., Eduardo Laburú, C., & Moura da Silva, O. H. (2024). A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR E AVALIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 357–370. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17898
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo