A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR E AVALIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17898

Resumo

O presente estudo objetiva investigar a construção de representações dos estudantes como promotora da aprendizagem e instrumento de avaliação durante as aulas de ciências, balizando-se numa proposta de estratégia inspirada nas múltiplas representações. A abordagem didática consistiu na construção, revisão e refinamento de representações dos estudantes do 6º ano acerca da estrutura interna do planeta Terra. A análise das produções dos estudantes revelou que a construção de representações auxilia na elaboração de significados e permite acompanhar e avaliar o processo instrucional, pautando-se nos conhecimentos prévios e mediá-los para superar equívocos.

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Biografia do Autor

Adrielly Ansanelo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Educação pela USP/São Paulo-SP.

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Físico do departamento de Física na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/BAURU.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

Pereira Ansanelo, A., Eduardo Laburú, C., & Moura da Silva, O. H. (2024). A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR E AVALIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 357–370. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17898

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo