EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Educação Ambiental.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa investigou a compreensão de estudantes do Ensino Médio de uma escola do RS/BRA sobre a relevância de vivências com a natureza para sua formação ecológica. Além disso, analisou se a escola trabalha o tema transversal meio ambiente e como ele se insere nas aulas de Educação Física. Foram realizadas três vivências na natureza, norteadas pelo Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a; 2008b). Os dados foram coletados mediante entrevistas com a direção da escola e professor de Educação Física, questionários aplicados aos estudantes e registros em diário de campo. Constatou-se que a Educação Física associada à natureza contribui na formação ecológica e que a escola trabalha o tema meio ambiente nas disciplinas ligadas às ciências, mas não o aborda diretamente nas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. Prof. e Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura, vinculado ao Centro de Ciência Humanas e Sociais.

César Cristian Martins, Universidade do Vale do Taquari - RS

Graduado em Educação Física - Licenciatura

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Publicado

23-08-2017

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., & Martins, C. C. (2017). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES. Revista Didática Sistêmica, 18(2), 56–70. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7157

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo