EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E VIVÊNCIAS COM À NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES

Derli Juliano Neuenfeldt, César Cristian Martins

Resumo


Esta pesquisa qualitativa investigou a compreensão de estudantes do Ensino Médio de uma escola do RS/BRA sobre a relevância de vivências com a natureza para sua formação ecológica. Além disso, analisou se a escola trabalha o tema transversal meio ambiente e como ele se insere nas aulas de Educação Física. Foram realizadas três vivências na natureza, norteadas pelo Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a; 2008b). Os dados foram coletados mediante entrevistas com a direção da escola e professor de Educação Física, questionários aplicados aos estudantes e registros em diário de campo. Constatou-se que a Educação Física associada à natureza contribui na formação ecológica e que a escola trabalha o tema meio ambiente nas disciplinas ligadas às ciências, mas não o aborda diretamente nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física; Escola; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br