PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17172

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas, de acordo com as seguintes variáveis: hábitos nutricionais; nível de atividade física; comportamento preventivo; relações interpessoais; e, controle de estresse. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, seguindo os pressupostos da pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de dois instrumentos: um questionário semiestruturado que teve como objetivo identificar o perfil sociodemográfico dos participantes; e um questionário do Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI). Os dois instrumentos foram aplicados simultaneamente aos 12 professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, que fizeram parte da nossa amostra. Os dados foram analisados através da média e percentual, mostrando através da estrela do PEVI que os entrevistados apresentam comportamento positivo em todos os componentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Fagundes Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas

Marluce Raquel Decian Corrêa, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui doutorado em Educação Física (2018) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado em Educação Física (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduação em Educação Física - Licenciatura (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora substituta na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas de maio de 2019 a janeiro de 2021. Tem experiência em Educação Física, com ênfase nas subáreas sociocultural e pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, jogo, lazer, currículo, produção do conhecimento e Pós-Graduação em Educação Física. 

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com Estágio Sanduíche na University of Wisconsin (Madison/WI/USA) sob orientação de Thomas Popkewitz. Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Graduada em Educação Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência com a Educação a Distância (tutora e professora pesquisadora) e como professora de Educação Física na Educação Básica. As temáticas de maior interesse são: Educação Física Escolar,Trabalho Docente e questões interligadas a tais temáticas, principalmente com ênfase no Currículo, Didática e perspectivas foucaultianas.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Fagundes Rodrigues, L., Decian Corrêa, M. R., & Roos da Silva Ilha, F. (2024). PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DO SUL DO PAÍS. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 277–290. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17172

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo