PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DO SUL DO PAÍS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17172Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas, de acordo com as seguintes variáveis: hábitos nutricionais; nível de atividade física; comportamento preventivo; relações interpessoais; e, controle de estresse. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, seguindo os pressupostos da pesquisa quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de dois instrumentos: um questionário semiestruturado que teve como objetivo identificar o perfil sociodemográfico dos participantes; e um questionário do Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI). Os dois instrumentos foram aplicados simultaneamente aos 12 professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, que fizeram parte da nossa amostra. Os dados foram analisados através da média e percentual, mostrando através da estrela do PEVI que os entrevistados apresentam comportamento positivo em todos os componentes.