A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR
Resumo
Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.
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Publicado
2023-06-20
Como Citar
Nascimento de Araújo, S., Ziel Boldori, G. ., Goldschmidt Filho, F. ., & Bossle, F. (2023). A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 69–80. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852
Edição
Seção
Dossiê