A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Samuel Nascimento de Araújo Rede Municipal de Ensino de Guarani das Missões -RS
  • Gabriel Ziel Boldori Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Goldschmidt Filho Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14852

Resumo

Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.

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Publicado

20-06-2023

Como Citar

Nascimento de Araújo, S., Ziel Boldori, G. ., Goldschmidt Filho, F. ., & Bossle, F. (2023). A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 69–80. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.14852