OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
o que dizem os estudos?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13185Resumo
Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade.