A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS LIBERDADES HUMANAS

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT http://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Suzana Salazar de Freitas Morais Unitpac-TO
  • Priscila Araújo Fraga Castro Unitpac-TO
  • Lucas Lopes Pinto Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13142

Resumo

Este escrito busca refletir sobre a participação do processo educacional na contribuição para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade brasileira. Sabemos que é uma herança histórica, desde o Brasil colônia, que a educação está arraigada a interesses estritamente políticos e econômicos. Todavia, o processo educacional tem papel fundamental na formação de indivíduos livres e críticos de uma sociedade, na qual se tem priorizado o caráter formativo para o mercado de trabalho, com fins de maximização de renda e melhores índices econômicos. A metodologia utilizada é de cunho teórico e analítico, pautada em teoria bibliográfica e documental. Os resultados mostram que a Educação ganhou importância para o desenvolvimento nacional atendendo interesses capitalistas, o que encadeou uma aceleração das desigualdades sociais, culturais e econômicas. Sendo assim, compreendemos que o conhecimento dos processos históricos em torno à educação brasileira podem auxiliar na (trans)formação do sujeito crítico e empoderados.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

Suzana Salazar de Freitas Morais, Unitpac-TO

Especialista em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira e em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Goiás e Bacharel em Direito pelo Unitpac-TO. Professora de Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins e Docente no Ensino Superior no Unitpac.

Priscila Araújo Fraga Castro, Unitpac-TO

Especialista em Direito Constitucional Aplicado pelo Damásio Educacional e em Docência Universitária pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). Bacharel em Direito pelo UNITPAC-TO. Docente no Ensino Superior no UNITPAC. Pesquisadora na linha de pesquisa Institucional do UNITPAC: Educação, Direito, Gestão e Cultura.

Lucas Lopes Pinto, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da UFNT, campus Araguaína, graduado em Letras pela Universidade Estadual do Pará (UEPA).

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Publicado

20-06-2023

Como Citar

Rodrigues, W., Morais, S. S. de F. ., Castro, P. A. F. ., & Pinto, L. L. (2023). A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS LIBERDADES HUMANAS. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 154–168. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.13142

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo