Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Letramento visual, PARFOR, Pedagogia, Educação, Ensino.

Resumo

Este artigo busca tratar de experiências de letramento visual em turmas de Pedagogia do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), deixando ver a importância das várias formas de linguagens existentes no mundo atual e como podemos utilizá-las de maneira letrada. O foco deste artigo recai sobre a leitura de imagens, levantando a questão da necessidade da alfabetização visual e do letramento visual, principalmente para professores que irão trabalhar com a infância brasileira, infância esta já completamente acostumada ao mundo das imagens e seus códigos. Relato, enquanto metodologia discursiva, minhas experiências, enquanto professor, com colagens nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR dos campus de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado do Tocantins, deixando ver a premência de um entendimento do mundo através da linguagem visual para estes estudantes-professores que cursam Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2016-05-18

Como Citar

Rodrigues, W. (2016). Letramento visual em turmas de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 83–94. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5466

Edição

Seção

Artigos