RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA

Walace Rodrigues

Resumo


Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.

Palavras-chave


Infância indígena; Lúdico; Matemática.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br