RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Infância indígena, Lúdico, Matemática.

Resumo

Esse artigo tem como foco a relação entre as brincadeiras das crianças indígenas, os conceitos sobre ludicidade e algumas noções matemáticas básicas utilizadas pelas crianças. Esse trabalho se coloca como bibliográfico e de cunho qualitativo. Ainda, ele se coloca como parte do projeto “Práticas socioculturais indígenas: transculturalidade das ciências matemática”, aprovado pelo CNPq. Os resultados desse artigo mostram que a matemática pode ser vista como mais uma ferramenta relevante para preparar as crianças para lidar com as situações reais da vida, pois pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes e singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden (Países Baixos).

Downloads

Publicado

30-10-2019

Como Citar

Rodrigues, W. (2019). RELACIONANDO LUDICIDADE E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA INDÍGENA. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 120–130. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7780

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo