EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Leonardo de Carvalho Duarte Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886

Resumo

O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Integrante dos Grupos de Pesquisa FormarSer/UEFS/CNPq e GPEF/FE-USP/CNPq. E-mail: lcduarte@uefs.br

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

CV: http://lattes.cnpq.br/5159221005050962

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1054-8224

Downloads

Publicado

2022-01-21

Como Citar

Duarte, L. de C., & Neira, M. G. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 16–34. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886