EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA

Autores/as

  • Leonardo de Carvalho Duarte Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886

Resumen

O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Integrante dos Grupos de Pesquisa FormarSer/UEFS/CNPq e GPEF/FE-USP/CNPq. E-mail: lcduarte@uefs.br

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.

CV: http://lattes.cnpq.br/5159221005050962

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1054-8224

Publicado

2022-01-24

Cómo citar

Duarte, L. de C., & Neira, M. G. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA ÚLTIMA DÉCADA. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 16–34. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12886

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade