A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

Autores

  • Luana Zanotto Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-1877-4170
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Januário Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598

Resumo

Objetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Docente da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação. 

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação
Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação Escolar. 

Carlos Januário, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa

Docente do curso de Doutoramento em Ciências da Educação e das Licenciaturas da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Zanotto, L., Alves, F. D., & Januário, C. (2022). A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 51–68. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12598